Presidente da África do Sul exalta esforços da China pela paz mundial

© AP Photo / Lintao ZhangJacob Zuma e Xi Jinping, presidentes de África do Sul e China.
Jacob Zuma e Xi Jinping, presidentes de África do Sul e China. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, fez nesta sexta-feira (4), ao chegar à Cidade do Cabo vindo de Pequim, um breve resumo de sua visita à China para a parada militar pelos 70 anos do fim da II Guerra Mundial, realizada na quinta-feira (3). O líder sul-africano elogiou os esforços chineses pela busca da paz.

“Como uma grande potência, a China tem constantemente usado sua força para defender a paz e a segurança à nível global, e não por agressão. Mais de 35 milhões de chineses perderam a vida defendendo seu país durante a II Guerra Mundial. Apesar dessa devastação, a China emergiu entre as principais nações do mundo utilizando sua influência política e poder econômico para construir amizades com outras nações”, disse Zuma.

Soldados do Exército de Libertação Popular da China desfilam durante a parada militar em homenagem aos 70 anos da Vitória na Segunda Guerra Mundial, Pequim, China, 3 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil
Especialistas: China reduz exército para mostrar apego à paz
O chefe de Estado destacou também a participação chinesa nos movimentos de libertação no continente africano. Ele afirmou que seu país deve reforçar sua capacidade de segurança para continuar contribuindo para a paz. Zuma completou dizendo que há muitas lições a serem aprendidas com o sucesso da China.

O líder sul-africano explicou que existe uma relação histórica entre o país asiático e a África e que chegara o tempo de impulsionar esta parceria, reforçando a industrialização e o desenvolvimento da infraestrutura do continente africano.

Zuma, em sua estada na China, se reuniu com o presidente chinês, Xi Jinping. Eles acertaram a atualização da reunião ministerial do Fórum de Cooperação China–África para uma cimeira. O encontro de cúpula acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, na África do Sul.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала