Mais cedo, o secretário de Estado norte-americano John Kerry disse que o alegado fortalecimento militar russo na Síria provoca preocupações dos EUA.
"Durante a conversa telefónica, [o secretário de Estado norte-americano] Kerry pediu a Lavrov [ministro das Relações Exteriores russo] para esclarecer a situação da ajuda militar russa ao governo sírio para combater o terrorismo", Zakharova disse à RIA Novosti.
Segundo Zakharova, "Lavrov confirmou que este tipo de ajuda tem sido prestado todo o tempo, é prestado agora e que a Rússia nunca escondeu que está fornecendo equipamento militar às autoridades sírias com o objetivo de combater o terrorismo ".
Na sexta-feira, durante o Fórum Econômico do Oriente, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Rússia tem prestado a Damasco "um apoio bastante forte, que inclui tecnologias e treinamento de militares".
A guerra civil na Síria se estende desde 2011 e já causou a morte de mais de 230 mil pessoas, segundo os dados da ONU. O governo sírio luta contra vários grupos rebeldes e organizações militares, incluindo a Frente al-Nusra e o grupo terrorista Estado Islâmico. No entanto, o Ocidente não quer considerar o presidente da Síria, Bashar Assad, como um aliado na luta contra o grupo terrorista.