ACNUR: crise de refugiados é causada por falta de resposta adequada da Europa

© AP Photo / Boris GrdanoskiMigrantes da Síria e do Afeganistão embarcam em trem na Macedônia rumo à Sérvia. Número de refugiados em 2014 foi recorde.
Migrantes da Síria e do Afeganistão embarcam em trem na Macedônia rumo à Sérvia. Número de refugiados em 2014 foi recorde. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A crise migratória na União Europeia não se deve ao número ao número de imigrantes, mas sim devido à falta de uma resposta adequada do bloco europeu. Quem afirma é o porta-voz da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), William Spindler.

”Na realidade, a crise não é causada pelo grande número de imigrantes que chegam, embora seja muito grave para os países de acolhimento, mas, em geral, é devido a uma resposta incoerente", disse Spindlere em uma entrevista à agência Sputnik.

Ele observou que os países do Velho Continente optaram por isolar-se com "muros e cercas de construção". "Precisamos de uma resposta comum, a Europa tem os recursos e meios para fazê-lo", disse ele.

Dilma Rousseff - Sputnik Brasil
Dilma: Brasil está de braços abertos aos refugiados sírios
Segundo Spindler, a situação não é nada nova. Ele disse que, em 1956, dezenas de milhares de refugiados húngaros se espalharam entre os países europeus em poucas semanas.

Para resolver o problema atual são necessárias garantias para chegada de refugiados de uma forma legal, identificando aqueles que precisam de mais proteção, afirma o porta-voz do ACNUR.

Ele também pediu que outros países, incluindo os da América Latina, contribuam para a resolução da crise.

Ele ainda ressaltou que a crise atual é precisamente uma crise de refugiados, e não uma crise migratória, pois as pessoas estão abandonando seus países não para encontrar trabalho, mas para sobreviver aos conflitos internos desses países. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала