ONU aceitou pedido russo de ampliação da plataforma continental no Ártico

© Sputnik / Valery Melnikov / Acessar o banco de imagensPovoado Dikson, situado na costa do mar de Kara
Povoado Dikson, situado na costa do mar de Kara - Sputnik Brasil
Nos siga no
As Nações Unidas publicaram o pedido de ampliação da plataforma continental ártica da Rússia no seu site. O país o apresentará oficialmente perante a Assembleia Geral da ONU em 2016, disse o ministro dos Recursos Naturais e Ecologia russo, Sergei Donskoi.

Oceano Ártico - Sputnik Brasil
EUA reconhecem legitimidade do pedido de expansão das fronteiras da Rússia no Ártico
“Nós entregamos o pedido. Foi publicado oficialmente no site da ONU, ou seja, de fato aceito. Agora, a nossa tarefa será apresentá-lo na sessão da ONU – eu acredito que será na sessão de primavera [de 2016]”, disse o ministro.

A sessão de primavera (do hemisfério Norte) será em “fevereiro ou março”, precisou Donskoy.

O ministro frisou que a apresentação será feita nos grupos de trabalho especiais e na comissão de fronteiras.

Em agosto, a Rússia encaminhou às Nações Unidas o seu pedido revisto de ampliar oficialmente o território da plataforma continental russa no oceano Ártico, acrescentando a ela formações submarinas como a cordilheira Lomonossov e outras. A equipe russa coletou provas mostrando que estes territórios têm origem continental, servindo de base ao pedido russo.

Os territórios submarinos reclamados pela Rússia abrangem cerca de 1,2 milhões de quilômetros, o limite deles situa-se a mais de 350 milhas marítimas do litoral. Os territórios dispõem de diversas riquezas naturais – por exemplo, especialistas apontam para 4,9 bilhões de toneladas de hidrocarbonetos nesse solo marítimo.

Este é o segundo pedido de ampliação da plataforma continental que a Rússia apresenta nos últimos 15 anos. O primeiro foi em 2001, mas a ONU o rejeitou, alegando insuficiência das provas científicas, problema retificado no pedido atual.

Os EUA, o Canadá, a Dinamarca e a Noruega também almejam vários territórios submarinos do Ártico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала