Segundo a publicação, as vendas da mídia que acusa a Rússia de estar envolvida no conflito no leste ucraniano baixaram de forma significativa. Atualmente a mídia tenta restabelecer a sua imagem por via de criação de um análogo alemão do Prêmio Pulitzer.
A maioria dos leitores europeus opina que a mídia local está sob o controle de políticos e grandes empresas. A reputação do jornalismo caiu muito e continua caindo, escreve o Propagandaschau, sublinhando que as pessoas na Alemanha têm menos confiança nos jornalistas do que nos padres e operadores turísticos.
A mídia tenta resistir a esta tendência crescente, usando especialistas em marketing e propaganda, nota o autor do artigo.
A nova iniciativa de criar um análogo do Prêmio Pulitzer, concedendo prêmios aos jornalistas para elevar o nível de confiança, se limita a usar os meios financeiros pagos por espetadores e leitores.
A publicação nota que a “filiação transatlântica” do prêmio mostra claramente o absurdo da iniciativa porque “o júri é composto por mentirosos e propagandistas acabados”.