O local fica próximo ao monte Gasfort, que em 1882 foi escolhido pelos italianos como local de cemitério para seus conterrâneos, financiado, na época, pelo governo da Itália e, atualmente, supervisionado pelo cônsul italiano da cidade de Odessa.
O memorial dedicado aos soldados italianos mortos na Guerra da Crimeia foi erguido em setembro de 2004, no sopé de Gasfort. Pouco tempo antes, o presidente russo Vladimir Putin declarou ter estabelecido boas e amistosas relações no decorrer dos muitos anos de colaboração com Berlusconi.
Em 11 de junho daquele ano Putin havia encontra Berlusconi durante uma visita oficial à Itália, e no final do mês, o premiê italiano prestou uma visita particular a Putin, em Altai.
Silvio Berlusconi é um dos poucos políticos europeus a apoiar totalmente a posição de Putin na crise ucraniana. As sanções impostas pelo Ocidente à Rússia após a reintegração da Crimeia foram tachadas por ele de “imprudentes e distantes do espírito construtivo”.
Além disso, Berlusconi criticou a interrupção do formato do G8 com a participação da Rússia, chamando a decisão de “anti-histórica e contraproducente”.