Líderes da UE: acordo nuclear bloqueia para Irã a possibilidade de produção de armas

© AFP 2023 / BEHROUZ MEHRICentral nuclear de Bushehr, no Irã.
Central nuclear de Bushehr, no Irã. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O acordo encerra todos os caminhos do Irã para a produção de armas nucleares, disseram os líderes de Alemanha, França e Reino Unido, Angela Merkel, François Hollande e David Cameron, respectivamente, segundo relata o jornal norte-americano The Washington Times.

"Dois anos de discussões difíceis e detalhadas ficaram plasmados em um acordo que bloqueia para o Irã todas as formas possíveis de produzir armas nucleares em troca de um gradual alívio das sanções", disse o artigo.

Colin Powell, ex-secretário de Estado dos EUA - Sputnik Brasil
Acordo nuclear com o Irã ganha apoio de Colin Powell e de chefe democrata
Os líderes políticos indicaram que o programa nuclear iraniano "tem sido uma ameaça há 10 anos" e poderia ter desencadeado uma "corrida armamentista na já volátil região”.

Merkel, Hollande e Cameron declararam seu total apoio ao acordo pois este atinge os objetivos planejados, tais como reduzir o enriquecimento de urânio e suas reservas em 98 por cento, bloqueando as possibilidades de se produzir armas nucleares, e garantir o acesso da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), às instalações nucleares do país.

Em 14 de julho, o Irã e o Grupo 5 + 1 (Grã-Bretanha, China, França, EUA e Rússia mais a Alemanha) alcançaram um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, após negociações difíceis e demoradas.

Aiatolá Ali Khamenei - Sputnik Brasil
Aiatolá Ali Khamenei é contra adoção do acordo nuclear sem a aprovação parlamentar do Irã
O Plano de Acção Conjunto Universal, acordado pelos negociadores, prevê o levantamento total das sanções econômicas e financeiras impostas ao país persa pelo Conselho de Segurança da ONU, EUA e UE.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала