O microssatélite europeu Proba-2 transmitiu para a Terra uma série de imagens do Sol, feitas no momento em que este estava escondido na sombra da Lua, o que permitiu à sonda observar a coroa da nossa estrela, informou o serviço de imprensa da ESA.
O Proba-2 é o microssatélite experimental com menos de um metro cúbico, concebido para testar novas tecnologias. No dispositivo, subindo 600 km acima da Terra, está instalado um motor de foguete ohmic (resistojet), trabalhando em gás inerte xenon.
Neste tipo de motor a tração é realizada através da expansão de combustível, aquecido por corrente elétrica. Depois do "reabastecimento" em 2011, a sonda continua a estudar o Sol e o monitoramento do clima espacial.
Graças à sua órbita incomum, como explicam os especialistas da ESA, a sonda faz 15 revoluções incompletas em torno da Terra por dia, muitas vezes entrando na área de sombra da Lua. Durante um destes cruzamentos, a Proba-2 e a Lua ficaram um em relação ao outro de tal maneira que o disco da Lua quase cobria completamente o Sol.
Isto permitiu à sonda obter imagens originais da coroa do Sol no espectro ultravioleta. No total, a Proba-2 conseguiu tirar várias séries de fotos similares durante as quatro voltas ao redor da Terra.