COI anuncia candidatas aos Jogos Olímpicos de 2024 sob a sombra da crise dos refugiados

© REUTERS / Denis BalibouseThomas Bach, presidente do COI, durante o anúncio das cinco candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024.
Thomas Bach, presidente do COI, durante o anúncio das cinco candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2024. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta quarta-feira (16), em Lausanne, as cinco cidades que se candidataram para sediar a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2024. O prazo para a entrega da documentação se encerrou às 24 horas de quinta-feira (15) com Paris, Budapeste, Hamburgo, Roma e Los Angeles se inscrevendo para receber a competição.

Reunião da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio-2016 no Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
COI: Rio está no caminho certo para as Olimpíadas
Outras duas possíveis candidatas não oficializaram o pedido. Toronto divulgou horas antes de que não participaria do processo seletivo. Já Baku concluiu, junto com especialistas do COI, de que tentar sediar os Jogos Olímpicos em 2024 seria prematuro. A capital do Azerbaijão deve concorrer para 2028.

O processo de escolha entre as cinco cidades agora apresenta um desafio para as candidatas e para o COI. O presidente da entidade, Thomas Bach, lembrou que quatro das postulantes são europeias e três estão diretamente sofrendo com a crise dos refugiados. A habilidade dos governos para lidar com o problema pode ser determinante na seleção.

“Torço para que os líderes políticos cheguem a uma solução, não só para este momento, mas para que os refugiados vivam em seus países em paz e prosperidade”, disse Bach.

Logos do Teatro de Liêge e o descartado da Olimpíada de Tóquio. - Sputnik Brasil
Depois de acusação de plágio, Japão decide trocar logo dos Jogos Olímpicos de Tóquio
O presidente do COI destacou ainda que a disputa deverá ser muito dura, uma vez que, segundo ele, as candidatas são altamente qualificadas. O dirigente afirmou que cada cidade tem um diferencial, sendo que algumas apresentam uma infraestrutura já montada, enquanto outras defendem que a Olimpíada irá alavancar seu crescimento.

A sede dos Jogos Olímpicos de 2024 será conhecida em setembro de 2017, em cerimônia marcada para Lima, no Peru. Em 2016 e em 2020, as Olimpíadas acontecerão, respectivamente, no Rio de Janeiro e em Tóquio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала