Resultados do treinamento da oposição síria decepcionam John Kerry

© AFP 2023 / CHRISTOF STACHESecretário de Estado dos EUA, John Kerry
Secretário de Estado dos EUA, John Kerry - Sputnik Brasil
Nos siga no
O programa de treinamento e armamento dos militantes da oposição síria não levou ao resultado esperado pelo Departamento de Estado dos EUA, confessa o secretário de Estado, John Kerry.

"Kerry, bem como os legisladores, está muito decepcionado com que o programa não foi bem sucedido e não levou aos resultados que esperávamos", disse um representante do Departamento de Estado. Segundo ele, Kerry percebe que o treinamento e armamento da oposição "moderada" na Síria foi "um componente importante da estratégia militar" na vitória sobre o Estado Islâmico.

Em julho deste ano, pouco mais de 50 dos primeiros "graduados" dos programas de treinamento norte-americanos foram derrotados na batalha contra a unidade local da Al-Qaeda, entre eles eram mortos e capturados. O senador Jeff Sessions chamou o programa "um fracasso completo", alguns outros políticos também criticaram o programa.

O chanceler russo Sergei Lavrov e o secretário de Estado norte-americano John Kerry, Sochi, 12 de maio de 2015 - Sputnik Brasil
Lavrov e Kerry discutem regularização na Síria
De acordo com o Pentágono, atualmente estão treinados na Síria cerca de cem de militantes da oposição "moderada". Mais cedo os EUA tinham planejado treinar 15 mil combatentes da oposição síria, mas enfrentaram sérias dificuldades. Instrutores dos EUA ainda não podem dizer com certeza se é possível contar com aqueles que eles treinam, e não são capazes de controlar suas ações após a sua "licenciatura".

A Casa Branca está agora discutindo a possibilidade de aceitar a proposta da Rússia sobre as conversações sobre a Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала