OTAN envia caças armados para perto das fronteiras russas

© Foto / UK Ministry of DefenceEurofighter Typhoon
Eurofighter Typhoon - Sputnik Brasil
Nos siga no
A OTAN continua a sua escalada militar nas proximidades da Rússia: pela primeira vez desde o início da crise ucraniana, Eurofighter alemães, dotados de munições completas, estão preparados para patrulhar o espaço aéreo do Báltico.

A-10 thunderbolt - Sputnik Brasil
EUA posicionarão 12 aviões antitanque na Europa
O patrulhamento aéreo do Báltico é uma missão da OTAN efetuada desde 2004, quando a Letónia, Estónia e Lituânia aderiram ao bloco militar.

Em contraste com a prática de setembro-dezembro de 2014, agora as aeronaves irão transportar munições suficientes para um combate real: mísseis infravermelhos de curto alcance, mísseis de médio alcance guiados por radar e um sistema de defesa eletrônica com dispositivos que são ejetados quando aparece uma ameaça.

OTAN - Sputnik Brasil
Finlândia e Suécia consideram adesão à OTAN devido a suposta ‘ameaça russa'
Comentando o aumento da capacidade de combate dos jatos, o inspetor da Força Aérea alemã Karl Müllner disse à Deutsche Presse Agentur:

"Esta não é uma ferramenta para a escalada. É apenas uma ferramenta para estar a par [de um inimigo em potencial]. E esta é uma ferramenta para motivar os soldados envolvidos na atividade [de patrulhamento aéreo]".

No entanto, não há necessidade de ser especialista para ler nas entrelinhas: a OTAN envia inequivocamente um sinal beligerante para a Rússia. E é outro passo na expansão da presença militar da aliança na Europa Oriental. 

Além disso, os três estados bálticos "vulneráveis" ficaram inquietos e exploraram histericamente o mito de uma "Rússia má", criando um pretexto conveniente para a OTAN aumentar a sua força militar na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала