Atualmente, o país opera uma frota de caças F-16 norte-americanos, Mirage-5s franceses, F-7 chineses e JF-17 sino-paquistaneses. Anteriormente, Moscou e Islamabad chegaram a um acordo sobre a entrega de Mi-35M de transporte e helicópteros de ataque para o Paquistão e informaram que o contrato poderia ser expandido.
Enquanto os meios de comunicação estão discutindo o avião de quinta geração que está sendo testado na Rússia PAK FA, o norte-americano F-35 e o chinês J-20, o pleno funcionamento Su-35 parece ainda mais confiável para o momento. Ele tem sido apontado como de “geração 4++ usando a tecnologia de quinta geração”, tornando-o superior a outros lutadores de quarta geração em desenvolvimento.
Na verdade, apenas a ausência de tecnologia stealth e uma variedade de varredura eletrônica ativa separam esta geração, incrivelmente manobrável em baixas velocidades, da família de jatos de quinta geração.
O Su-35 (Flanker-E, na classificação da OTAN) é um lutador multirole capaz de se envolver com vários alvos aéreos simultaneamente.