EUA vão colocar novas ogivas nucleares na Alemanha

© AP Photo / StringerO portão principal da base aérea em Buechel, Alemanha
O portão principal da base aérea em Buechel, Alemanha - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ogivas nucleares norte-americanas serão colocadas em breve na Alemanha.

No futuro próximo no território da base aérea de Buechel, na Alemanha, os EUA vão colocar 20 ogivas nucleares. As novas bombas atômicas norte-americanas serão colocadas na base nos próximos dias, apesar das garantias do governo da Alemanha sobre a retirada das armas nucleares norte-americanas do território alemão. Alguns políticos alemães criticaram os planos, considerando-as como uma provocação contra a Rússia.

Ministro da Defesa do Reino Unido Michael Fallon - Sputnik Brasil
OTAN considera hipótese de cooperar com Rússia na luta contra Estado Islâmico
Além disso, há informações que, no caso de uma ameaça militar para os países da OTAN, as tropas alemãs vão colocar as bombas atômicas norte-americanas no perímetro da fronteira alemã. Especialistas russos argumentam que tais ações da Alemanha e dos EUA violam o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou está muito preocupada sobre os planos dos EUA de modernizar o armamento nuclear na Alemanha.

"Estamos preocupados por os Estados que não possuem armas nucleares estarem praticando o uso dessas armas no âmbito da estratégia da OTAN. Esta é uma violação dos artigos 1.º e 2.º do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares".

Zakharova disse que a Rússia reduziu seus arsenais das armas nucleares não estratégicas quatro vezes desde os anos 1990, mas os arsenais norte-americanos permanecem.

"Ao mesmo tempo, na Europa, e não apenas na Alemanha, mas também na Bélgica, na Holanda, Itália e Turquia, permanecem armas nucleares táticas. Os norte-americanos estão a modernizar suas bombas aéreas, e os membros europeus da OTAN estão a modernizar as suas aeronaves que transportam essas armas", disse Zakharova.

De acordo com Zakharova, a decisão viola o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ratificado por 191 Estados, que entrou em vigor em 1970, para evitar a propagação de armas nucleares.

Vale a pena notar que os cidadãos alemães expressaram insatisfação com o fato de que as ogivas nucleares dos EUA vão ser colocadas no seu território. Ativistas já prepararam uma série de protestos e manifestações. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала