O assunto de potenciais negociações com a Rússia sobre a luta contra o Estado Islâmico está na agenda do encontro dos Ministros da Defesa dos países-membros da OTAN em Bruxelas, disse o Ministro da Defesa britânico Michael Fallon, discursando na terça-feira (22) no Instituto Real Britânico das Forças Armadas (RUSI).
“Daqui a duas semanas será realizada a reunião dos ministros dos países da OTAN. O assunto do Estado Islâmico, com certeza, fará parte da agenda. Deveremos discuti-lo com os membros da coalizão contra o Estado Islâmico”, disse Fallon respondendo à pergunta se o Reino Unido considera a hipótese de melhorar os laços com a Rússia na luta contra o Estado Islâmico.
O grupo terrorista Estado Islâmico, anteriormente designado por Estado Islâmico do Iraque e do Levante, foi criado e, inicialmente, operava principalmente na Síria, onde seus militantes lutaram contra as forças do governo. Posteriormente, aproveitando o descontentamento dos sunitas iraquianos com as políticas de Bagdá, o Estado Islâmico lançou um ataque maciço em províncias do norte e noroeste do Iraque e ocupou um vasto território. No final de junho de 2014, o grupo anunciou a criação de um "califado islâmico" nos territórios sob seu controle no Iraque e na Síria.