Na semana passada, Croácia fechou sete dos oito pontos de fronteira com a Sérvia. O oitavo ponto de fronteira, na estrada que conecta Belgrado com Zagreb, somente permite a passagem de automóveis de passeio. Autoridades croatas justificaram a medida como sendo uma proteção contra o fluxo de refugiados.
O ministro explicou que as medidas serão válidas em todas as fronteiras do país, não só nas fronteiras com a Croácia. Além de caminhões, navios e trens croatas também serão barrados. Segundo ele, a Sérvia está defendendo o “seu estado, sua soberania e seu futuro”. A medida não afetará os automóveis de passeio.
O fechamento das fronteiras pela Croácia foi classificado pelo ministro de “irresponsável’. “Com essa agressão econômica em relação à República da Sérvia ela [Croácia] prejudica os empresários dos dois países. Sérvia foi forçada a adotar medidas contra ações contra medidas ilegais da Croácia”, afirmou Stefanovic.
Segundo a autoridade sérvia, Belgrado está pronta para revogar a proibição assim que Croácia abrir as fronteiras do seu lado.
O premier sérvio também anunciou que Belgrado prepara uma série de medidas políticas, jurídicas e econômicas contra Croácia em função do fechamento das fronteiras. Segundo ele, se as partes não chegarem a um acordo para normalização da crise, as medidas começarão a ser adotadas na noite da quinta-feira.