Meio milhão de refugiados chegaram por mar este ano à Grécia, Itália, Espanha e Malta

© AP PhotoRefugiados africanos resgatados no Mediterrâneo por oficiais da Marinha da Irlanda
Refugiados africanos resgatados no Mediterrâneo por oficiais da Marinha da Irlanda - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Organização Internacional de Migrações (OIM) informou nesta terça-feira (29) que somente este ano mais 522 mil refugiados e imigrantes chegaram à Europa por mar. Segundo o diretor-geral do organismo, general William Lacy Swing, guerras, governos, pobreza e mudanças climáticas forçam um número cada vez maior de pessoas a deixarem seus países.

“O jeito que estes refugiados e imigrantes chegam à Europa nos preocupa. Eles arriscam a morrer no mar e nos desertos e colocam suas vidas nas mãos de contrabandistas inescrupulosos”, afirmou Swing.

Presidenta Dilma Rousseff fala na abertura da 70ª Assembléia Geral da ONU. - Sputnik Brasil
Dilma na ONU: Brasil está de braços abertos para receber os refugiados
Segundo o comunicado da OIM, a Grécia é o principal destino dos imigrantes e refugiados, tendo recebido 388.324. À Itália, chegaram 130.891 pessoas. Outras 2.819 rumaram para a Espanha e 100 para Malta, em um total de 522.134 fugitivos dos problemas provocados pelos conflitos no Oriente Médio e na África do Norte.

O Mediterrâneo foi o mar onde se registrou o maior número de mortes. Desde janeiro, a OIM contabilizou 2.621 afogados ou desaparecidos nestas águas. No Mar Egeu o número de vítimas fatais está em 246. As informações são referentes ao período até 25 de setembro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала