A retirada será feita em duas etapas e durará 41 dias. O processo será iniciado com a saída dos tanques, informou o enviado da OSCE para a Ucrânia, Martin Sajdik. Ele explicou que o acordo prevê a retirada de tanques, artilharia de calibre até 100-mm e morteiros de calibre até 120-mm. Todos armamentos precisarão ser levados para uma distância de 15 quilômetros da linha de separação no prazo de 41 dias.
O diplomata informou também que a retirada começará na autoproclamada República Popular de Lugansk, dois dias depois de um regime de cessar-fogo completo for estabelecido. Os tanques serão retirados primeiro. Artilharia e morteiros deixarão a zona de conflito na sequência.
“A retirada começará ao longo da linha de contato no território da República Popular de Lugansk. O terreno não cobre todo nosso território, mas apenas uma parte de nossa linha de contato. Temos 17 dias nesse primeiro estágio. Todo o resto, tanto no território de Lugansk como ao longo da linha de contato da República Popular de Donetsk, deve durar 41 dias”, explicou aos jornalistas Vladislav Deinego, enviado de Lugansk às negociações do Grupo de Contato.