“Um representante oficial da Rússia em Bagdá informou hoje de manhã a embaixada dos EUA de que os aviões militares russos farão hoje incursões contra o EI sobre a Síria. Ele exigiu igualmente que os aviões dos EUA evitem o espaço aéreo da Síria durante essas missões” – declarou com exclusividade à Sputnik um representante oficial do Pentágono.
Aviões das Forças Aeroespaciais iniciaram nesta quarta-feira uma operação militar de ataques aéreos pontuais contra posições do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria.
Mais cedo, o presidente russo Vladimir Putin obteve do Conselho da Federação, a câmara alta do parlamento do país, a aprovação do pedido de uso das Forças Armadas da Rússia no exterior.
Segundo informou o chefe da administração do Kremlin, Sergei Ivanov, a decisão dos ataques partiu em resposta a um pedido de ajuda militar remetido à Rússia pelo presidente da Síria, Bashar Assad.
Ivanov destacou, no entanto, que a ação das Forças Armadas da Rússia no exterior trata exclusivamente de operações aéreas, ficando excluído o uso de tropas russas em operação terrestres.