As relações entre a Rússia e a UE sofrem uma degradação severa, e em algumas áreas são quase congeladas, disse o presidente da Duma de Estado russo Sergei Naryshkin.
"O seu grupo parlamentar, como o próprio nome dela indica, significa um novo diálogo entre a UE e a Rússia, e nós com certeza saudamos isso. Embora, infelizmente, eu tenho que constatar, que a fase atual das relações entre a Rússia e a UE é caracterizada por uma degradação severa, e em algumas áreas as relações estão quase congeladas", disse Naryshkin na reunião com o grupo de deputados do Parlamento Europeu "para um novo diálogo com a Rússia".
"É evidente que as sanções impostas pela UE em relação à Federação Russa em conexão com a crise interna grave ucraniana são um irritante das nossas relações", acrescentou ele.
A criadora do grupo "Por um Novo Diálogo com a Rússia", a deputada francesa Nadine Morano, esteve na quinta-feira (1) em Moscou, participando do IV Fórum Parlamentar Internacional. Entre outras coisas na sua palestra, ela convidou o presidente russo, Vladimir Putin, a fazer um discurso no Parlamento Europeu.