Obama finalmente se desculpa por ataque a hospital do Afeganistão

© REUTERS / Kevin LamarquePresidente dos EUA Barack Obama
Presidente dos EUA Barack Obama - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu desculpas nesta quarta-feira, 7, à organização internacional Médicos Sem Fronteiras, pelo ataque norte-americano a um hospital da entidade na cidade de Kunduz, no Afeganistão, no último sábado, que matou mais de 20 pessoas e deixou quase 40 feridas.

Hospital do Médicos Sem Fronteiras bombardeado no norte do Afeganistão no dia de 3 de outubro, em Kunduz - Sputnik Brasil
Ex-embaixador do Paquistão na ONU: Autores de ataque a hospital afegão não serão punidos
Em comunicado oficial, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, declarou que Obama conversou com a presidente da organização, Joanne Liu, e ofereceu suas condolências, garantindo que o governo vai investigar o ocorrido e tomar as medidas necessárias para evitar novos incidentes desse tipo. 

Apesar das promessas do presidente, a Médicos Sem Fronteiras defendeu que a tragédia deve ser apurada por um órgão independente, como a Comissão Internacional de Investigação Humanitária (IHFFC), que, desde sua criação, em 1991, nunca foi efetivamente convocada por nenhum dos seus 76 Estados signatários.  

"Os governos, até o momento, têm sido muito educados ou medrosos para abrir um precedente", disse Joanne Liu em entrevista à rede de TV CNN. "A ferramenta existe, e essa é a hora de ser ativada". 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала