Mas não a onda de idolatria dos sírios por seu novo herói não se restringe ao ambiente físico. No virtual, a admiração por Putin também é muito grande entre os habitantes do país árabe. Milhares de perfis no Facebook e no Instagram celebram a presença russa na Síria e publicam imagens do presidente da Rússia.
Na semana passada, a jornalista Lindsey Hilsum relatou em The Guardian como os sírios estão vendo Vladimir Putin. Ela afirmou que presidente da Rússia é encarado como uma figura amiga e os russos como salvadores.
“Os russos são os heróis da hora. As pessoas cumprimentam os poucos estrangeiros que as visitam com um alegre ‘Dobry den!’ (“bom dia!”, em russo) e gritam o seu entusiasmo pelo Presidente Putin, quem eles acreditam que irá livrá-los do terrorismo”, escreveu a jornalista.
Desde 30 de setembro, a Força Aérea da Rússia está fazendo uma intensa ofensiva contra posições do Estado Islâmico na Síria. Os caças russos já destruíram muitas das principais instalações jihadistas. Na quarta-feira (8), mísseis foram disparados pela Marinha da Rússia a partir de navios ancorados na costa síria no Mar Cáspio.