Operação russa na Síria pode 'resgatar' preços globais de petróleo

© flickr.com / Paul LowryOil Pump Jack
Oil Pump Jack - Sputnik Brasil
Nos siga no
A participação militar da Rússia no conflito sírio pode resgatar os preços do petróleo bruto, afirmou T. Boone Pickens, magnata americano que chefia o grupo petroleiro BP Capital Management.

Aeronaves russos Su-24 - Sputnik Brasil
Aviões russos realizam 67 voos e destroem 60 posições do Estado Islâmico na Síria
Pickens, que está no ramo de gás e petróleo há mais de 50 anos, prevê mudanças significativas no mercado energético em breve.

"Há um novo xerife na cidade", disse Pickens à CNBC, fazendo alusão à Rússia.

Segundo o magnata, ao iniciar sua operação militar na Síria, a Rússia protagoniza sua atuação mais importante na região desde 1973. "Eles estão de volta, e não é brincadeira."

Pickens presume que, levando em conta a situação atual, a Rússia pode forçar a Arábia Saudita a cortar sua produção, o que eventualmente elevaria os preços do petróleo.

Aviões russos Sukhoi em aeroporto perto de Latakia, base russa durante a operação contra o Estado Islâmico. - Sputnik Brasil
Países 'libertados' pelos EUA pedem ajuda à Rússia
A CNC, em contraste, ressaltou que a conexão entre a atuação militar da Rússia e os preços do petróleo não é simples porque Rússia, Síria e Irã estão de um lado, com a Arábia Saudita, principal integrante da OPEP, do outro.

Alguns analistas alegam que a Arábia Saudita vem mantendo sua produção alta para prejudicar a economia russa. Além disso, Riad quer manter sua posição no mercado e exercer pressão econômica no Irã.

Pickens, por sua vez, afirmou que a Arábia Saudita pode se sentir compelida a dobra-se às vontades da Rússia.

Nesta sexta-feira, os preços do petróleo estavam em alta por causa da expectativa do mercado de um aumento na demanda.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала