O vídeo causou agitação entre os iraquianos, alguns dos quais acreditam que Washington está apoiando o grupo terrorista.
A filmagem foi publicada por Hayder al-Khoei, membro associado do Programa de Oriente Médio e Norte da África da Chatham House, organização sem fins lucrativos que visa analisar as relações internacionais. O tweet intitulado "outro vídeo de que os EUA apoiam o EI.
Another 'U.S. supports ISIS' video going viral in #Iraq. Parachutes & supply crates in Baiji refinery. pic.twitter.com/ow5VtuiOhO
— Hayder al-Khoei (@Hayder_alKhoei) 8 октября 2015
A gravação, supostamente feita na refinaria de Baiji, mostra um homem não identificado falando em árabe. Ele pede a pessoa para filmar tudo o que vê à sua volta.
Apontando para o que parece ser um pára-quedas, ele diz que foi enviado pelos norte-americanos para o Estado Islâmico. O homem acrescenta que os americanos entreguem armas e comida para o campo de petróleo de Baiji depois de o campo ser capturado por extremistas.
Um dos usuários do Twitter observou que fornecimento do abastecimento poderia ter sido suspenso quando as forças de segurança iraquianas estavam tentando repelir uma ofensiva do EI. Na área em torno de Baiji têm havido intensos combates entre as forças governamentais e os militantes desde dezembro de 2014.