Segundo declarou o ministro ao canal televisivo russo Rossiya 24, estas medidas podem ser desenvolvidas se todos os países desenvolvidos unirem os esforços.
“Atualmente a humanidade não possui tecnologias e não consegue proteger a infraestrutura dos perigos vindos do espaço. Mas há especialistas e a cooperação internacional que nos permitirão no curto prazo realizar toda a série de medidas não só para sondar a Terra, mas também para monitorar o espaço em torno da Terra em 500 mil, milhões de quilómetros.”
Segundo Puchkov, só a reunião de todos os esforços permitirá criar as tecnologias e instituições que evitem as ameaças vindas do espaço.
O ministro russo divulgou que o programa internacional de desenvolvimento de monitoramento espacial e de previsão das situações de emergência e ameaças espaciais já foi aprovado e está sendo realizado.
Cabe mencionar que o Congresso Internacional de Riscos e Desastres Naturais está decorrendo em Moscou entre 12 e 14 de outubro e conta com a participação de representantes de mais de 70 países.