"A Rússia continuará a prosseguir uma política externa independente, multidirecional correspondente aos seus interesses nacionais, garantindo a soberania do país, sua segurança e reforçando as suas posições no mundo competitivo de hoje", disse Lavrov, ao discursar na Duma estatal (câmara baixa do parlamento russo).
Na última terça-feira (14), Lavrov disse que Moscou estava pronta para cooperar com parceiros ocidentais sobre questões que exigem diálogo.
Após a reunificação da Crimeia à Federação Russa em março de 2014 e a escalada da crise ucraniana, as relações entre a Rússia e o Ocidente se deterioraram.
Com isso, a Rússia reforçou suas relações com a Organização para a Cooperação de Xangai e aumentou a cooperação com os países BRICS e os Estados da União Econômica Euroasiática. Entretanto, mesmo orientando sua política externa para uma maior cooperação com a eurásia, oriente e os países emergentes em face à deterioração das relações com o Ocidente, Moscou constantemente reitera a abertura para o diálogo com os parceiros ocidentais.