O fechamento da transação, no valor de 55 milhões de dólares, se tornou possível após a obtenção da aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em julho de 2015, e do cumprimento de uma série de condições exigidas pelas partes envolvidas.
Na fase a atual, a Rosneft Brasil inicia o planejamento de suas operações, previstas para começar ainda este ano.
"A participação no projeto Solimões possibilitará à Rosneft reforçar suas posições no Brasil, um país com oportunidades de crescimento promissoras no campo da produção de hidrocarbonetos. Além disso, o projeto Solimões permite obter um efeito sinergético com os projetos da Rosneft na Venezuela" – diz a nota da empresa russa.
Maior produtora de petróleo da Rússia, em 2014 a Rosneft assinou um memorando junto à Petrobras prevendo a análise detalhada das opções para a monetização do gás da bacia do Solimões, a criação de um grupo de trabalho conjunto e a elaboração de um roteiro para progredir no estudo. De lá pra cá, a companhia, presente na lista das maiores do mundo segundo a Forbes, vem fazendo o possível para aumentar sua participação no Brasil.