O vice-diretor do Centro de Estudos Energéticos da China Zhou Dali disse à edição Global Times nesta quinta-feira (15) que a China é capaz de construir mais usinas nucleares.
“A China já pode orgulhar-se com as suas próprias tecnologias avançadas e experiência valiosa e por isso é capaz de construir mais usinas nucleares”, sublinhou ele.
Além disso, segundo Dali, a China tem posição geográfica muito vantajosa para a realização de projetos nucleares.
Segundo frisa China Times, em conformidade de com o plano quinquenal, o país até 2020 irá aumentar a capacidade de produção de energia elétrica até gigawatt o que supera o nível de 2014 em três vezes. Está previsto que até o fim do ano 2030 serão colocadas em função 110 usinas nucleares o que irá superar o indicador dos EUA.
Mas agora o governo chinês planeja fazer a energia atômica o pilar da sua política econômica e elevar o apoio para as organizações e indústrias na área de uso da energia atômica.
Segundo a Sociedade Nuclear Europeia (ENS, na sigla em inglês), a China neste momento é o quinto maior produtor de energia nuclear em termos de potência após os EUA, França, Japão e a Rússia.