As partes tinham negociado a extensão do pacote de ajuda militar de $ 30 bilhões para o período de 2009-2018, acordado entre administração Bush e o governo israelense em 2007. No entanto, em junho, Netanyahu suspendeu as negociações antes da assinatura do acordo nuclear entre o Irã e o sexteto.
"As discussões sobre um novo Memorando de Entendimento entre Israel e os Estados Unidos, que tinha sido suspenso por algum tempo, retomaram na semana passada em Washington", disse o embaixador norte-americano Ron Dermer em um post no Facebook.
My speech tonight at the National Israeli American Conference #IACKenes: It’s a pleasure for me to be here again at…
Posted by Ambassador Ron Dermer on 17 октября 2015 г.
"Com o acordo nuclear agora avançando, Israel também está avançando, na esperança de forjar uma política comum com os Estados Unidos para enfrentar a ameaça contínua representada pelo Irã", acrescentou o diplomata.
De acordo com Dermer, as partes vão continuar discutindo "maneiras de reforçar a segurança de Israel e assegurar a vantagem militar qualitativa de Israel" durante as visitas do general Joseph Dunford a Israel na próxima semana, o ministro da Defesa de Israel Moshe Yaalon a Washington no final de outubro e a viagem do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a Washington em 9 de novembro.
Além disso, hoje John Kerry confirmou o seu encontro com o premiê israelense na Alemanha na próxima semana. Durante o encontro eles vão abordar também o problema da escalada nas relações de Israel com a Palestina.