“Há mais sírios que ganharam a loteria de vistos dos que chegaram através do programa para refugiados [aos EUA]”, disse Yungk nesta segunda-feira (19).
Desde 2011 cerca de 1.900 refugiados sírios foram realojados nos Estados Unidos enquanto um total de 30 mil sírios chegaram ao país por outros meios, explicou Yungk.
“Não é o caminho mais fácil para chegar aos EUA”, comentou ele se referindo ao programa para os refugiados.
Em Setembro, o presidente Barack Obama anunciou que os EUA irão aceitar dez mil refugiados sírios durante o ano que vem.
Yungk explicou que os procedimentos de segurança estadunidenses para aceitação de refugiados são muito rigorosos.
“Nenhuma outra categoria de pessoas tem entrevistas frente a frente com o [Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos] fora dos EUA, somente os refugiados”, disse Yungk acrescentando que as entrevistas podem durar de “quatro a seis horas”.
O Departamento de Estado dos EUA estima que o tratamento de cada caso de refugiado possa durar de 18 a 24 meses desde o pedido do candidato até à entrada no país.
O Bureau para População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA declara que neste momento há 250 mil refugiados cujos casos estão sendo tratados.