A ameaça do Estado Islâmico
A captura de Bagdá, capital do Iraque, ou de Damasco, capital da Síria, daria ao Estado Islâmico uma base para expansão global, enfatizou Putin.
"Apenas pensem: em caso de caputura de Damasco ou Bagdá, os terroristas praticamente ganhariam status de autoridade oficial", declarou o presidente russo. "A comunidade internacional deveria perceber com quem estamos lidando. Um inimigo, de fato, da civilização, da humanidade e da cultura mundial."
Intercâmbio de informações
Segundo Putin, Moscou e o Ocidente podem, em breve, começar a trocar informações sobre posições exatas dos terroristas na Síria.
"Observamos que nos moldes da operação antiterrorismo, gradualmente, embora não tão rapidamente como gostaríamos, os contatos estão melhorando entre os departamentos de Defesa", disse Putin.
Armas nucleares
"O advento de armas nucleares deixou claro que não há vencedores em um conflito global. Só pode haver um resultado: destruição mútua garantida."
"A humanidade, em uma tentativa de criar armas mais destrutivas, deixou grandes guerras sem significado. A propósito, a geração de líderes mundiais dos anos 50-60-70 e até dos anos 80 realmente considerava o uso de força militar como uma medida excepcional."
Putin, contudo, ressaltou que o efeito restritivo das armas nucleares foi desvalorizado no mundo de hoje. "Alguns até podem ter a ilusão de que em caso de um conflito mundial, um lado pode sair vitorioso sem consequências irreversíveis e inaceitáveis para os vitoriosos, como dizem os especialistas."
Relações internacionais
"É crucial que essa competição ocorra dentro dos moldes de certos morais políticos e legais. Do contrário, o conflito de interesses será repleto de crises profundas e falhas graves."
Único objetivo: paz
Putin reforçou novamente que a operação da Rússia na Síria é legítima.
"Após o pedido das autoridades oficiais da Síria sobre o apoio, nós tomamos a decisão de iniciar a operação militar neste país. Mais uma vez eu destaco: ela (a operação) é completamente legítima. Seu único propósito é contribuir para a paz.”
O líder russo disse também esperar que as ações da Força Aérea da Rússia possam ajudar as autoridades oficiais a “criar condições para ações no âmbito de uma resolução política.”
O Clube Valdai, estabelecido em 2004, tem como objetivo promover diálogo entre a Rússia e a elite intelectual internacional e sediar análises científicas independentes e isentas de eventos sociais, políticos e econômicos na Rússia e no resto do mundo.