Lavrov concede coletiva depois de encontro com chanceler da Jordânia

© Sputnik / Evgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensChanceler da Rússia, Sergei Lavrov.
Chanceler da Rússia, Sergei Lavrov. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nesta sexta-feira (23), Sergei Lavrov manteve um encontro com o seu colega jordaniano, Nasser Judeh, em Viena.

A reunião ocorreu com as portas fechadas. Segundo os ministros, o principal resultado do encontro foi a criação de um centro de coordenação militar para a solução da crise síria.

Moscou manifesta-se firmemente a favor da participação da Jordânia no processo de paz na Síria, frisou Sergei Lavrov.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, encontra o presidente da Síria, Bashar Assad, no Kremlin - Sputnik Brasil
Putin: Assad disse estar preparado para o apoio da Rússia à oposição síria que combate EI
A posição geral das autoridades russas a este respeito consiste em que é preciso reforçar o processo político na Síria aplicando mais esforços. Estes "esforços", segundo Lavrov, incluem também o início de negociações entre as autoridades e a oposição síria.

Por sua parte, a Jordânia avaliou positivamente o acordo sobre a criação do centro de coordenação, esperando que seja eficiente, disse Nasser Judeh, ministro das Relações Exteriores desse país.

Este centro admitirá a participação de outros países, frisaram os ministros.

Mais cedo neste mês de outubro, um centro de coordenação anti-terrorismo começou a funcionar no Iraque, com a participação da Rússia e do Irã. Dados coletados pelo centro ajudaram a realizar ofensivas do exército iraquiano contra os terroristas do Estado Islâmico (grupo terrorista proibido na Rússia).

O que causa o terrorismo?

Segundo Sergei Lavrov, o surto do terrorismo no Oriente Médio tem várias causas. Entre elas, está a crise palestina, que permanece sem regularizar durante muitos anos. "E isso permite os terroristas recrutar jovens [desse país]", disse o ministro russo.

Para combater o terrorismo, segundo o chanceler, é preciso unir os esforços e, essencialmente, centrar-se precisamente na solução deste problema, sem esquecer o fomento ao processo político na Síria.

"Negociações inclusivas entre Damasco e a oposição, com um apoio ativo de atores externos, são necessárias", disse Lavrov.

O lado americano

O encontro teve lugar depois de um encontro com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry. Segundo a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, aquele primeiro encontro foi muito significante.

"Houve três apertos de mão. Dois sem filmagens, e um para os jornalistas. E cada um significava: "Enfrentamos trabalho duro". E depois, começou o encontro tête-à-tête", escrevem Zakharova no seu Facebook.

Лавров и Керри в Вене. Рукопожатий было три: два без камер, третье для журналистов. И каждое означало "впереди предстоит непростая работа". А затем началась встреча "тет-а-тет".

Posted by Мария Захарова on divendres, 23 / octubre / 2015

 

В Вене началась встреча С.Лаврова с главой МИД Иордании Н.Джодой в формате рабочего ланча

Posted by Мария Захарова on divendres, 23 / octubre / 2015

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала