"Na essência, agora, apesar de toda a tensão da situação, apesar da complexa situação humanitária na Síria, acotnecem avanços importantes, há uma relativa reconciliação das posições entre a Rússia e o Ocidente sobre a Síria sobre a definição da essência do problema", disse o ex-assessor.
"Há um entendimento em vários níveis de que a solução política é a única maneira saída; se discutem formas de alcançar essa solução, mas cada vez mais surge um convencimente de que é necessário levar em conta os interesses de todas as partes no conflito, incluindo o papel de Bashar Asad neste processo", observa Saad.
Foi ressaltado também que internacionalmente também "houve uma mudança de posição sobre o perigo do terrorismo, uma compreensão da real ameaça de grupos terroristas, não do Estado Islâmico (EI), mas de outros grupos terroristas, sobre o risco de qualquer interação com eles".
"A mudança de posições e pontos de vista se transformam, eu acredito que nós podemos falar com alguma cautela que a solução para a crise na Síria está se aproximando, incluindo posições tomadas pela liderança síria", concluiu.