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Câmara vira palco de debate entre motoristas do Uber e taxistas

© Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas / Acessar o banco de imagensNa última terça-feira (30/06), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Adílson Amadeu (PTB) que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado de pessoas
Na última terça-feira (30/06), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei de autoria do vereador Adílson Amadeu (PTB) que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado de pessoas - Sputnik Brasil
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Em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, taxistas e motoristas do aplicativo Uber discutiram nesta terça-feira (27) a legalidade do novo serviço.

Enquanto a empresa Uber quer que seja liberado serviço de transporte privado – o que é permitido na lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587) – os taxistas dizem que este transporte de passageiros é privativo da categoria, de acordo com a lei dos taxistas (Lei 12.468).

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O economista-chefe do Conselho de Administração de Defesa Econômico (Cade), Luiz Alberto Esteves, destacou que o tema é polêmico em vários países do mundo. Ele disse que há, atualmente, no Cade, dois processos relacionados ao aplicativo. Um deles, contra os taxistas, do Diretório Acadêmico da Universidade de Brasília, e o outro, contra o Uber, da parte dos taxistas. “Mas ainda não há um posicionamento oficial do Cade sobre o uso do aplicativo”, afirmou.

Na audiência, o economista destacou que aplicativos como o Uber têm fornecido soluções para as falhas existentes no mercado de táxi. “A solução implica em discussões na sociedade sobre a necessidade real de regulação”. Os taxistas se manifestaram contrários à exposição, e chegaram a se exaltar no momento.

Daniel Mangabeira, diretor de políticas públicas da Uber, disse que, para ao aderir ao Uber, o motorista precisa comprovar que não tem antecedentes criminais, ter carteira de motorista profissional e o carro a ser usado deve obedecer uma série de critérios estabelecidos. “Os taxistas fornecem um serviço aberto ao público, e não um serviço indicado para pessoas determinadas como é a nossa plataforma, que precisa ser baixada no celular, o cliente precisa cadastrar o cartão de crédito”.

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Edgar Souza, presidente da Federação Nacional dos Taxistas, lembrou que a legislação nacional só permite carona não remunerada, e que a partir do momento em que há pagamento, o serviço se torna ilegal. “Nós (taxistas) sempre convivemos com a carona e, de certa forma, também com a ilegalidade, mas o aplicativo veio potencializar a marginalidade, e isso para nós é uma agressão muito grande”.

Ao todo, seis mil carros circulam em quatro cidades brasileiras pelo Uber e 600 mil pessoas têm o aplicativo no país. Em maio de 2014, o Rio de Janeiro foi o primeiro município a ter o serviço, e agora, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília também. No mundo, mais de 340 cidades de 60 países contam com o aplicativo, segundo a assessoria do Uber, informou Agência Brasil.

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