Na manhã de quarta-feira, o Exército ucraniano já havia informado sobre o início da reposição de artilharia na província de Donetsk. Anteriormente, Kiev disse ter concluído a retirada de carros blindados e artilharia na cidade de Artemovsk.
Kiev iniciou, no começo de 2014, uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.
Desde 1º de setembro deste ano, uma trégua é respeitada na região, o que permite o início dos trabalhos de reconstrução de lojas e edifícios danificados e destruídos durante o conflito.
No fim de setembro, os dois lados do conflito também entraram em acordo sobre a retirada de veículos de combate a armas de calibre inferior a 100 milímetros.
No dia 15 de outubro, as milícias de Lugansk afirmaram que haviam finalizado a primeira fase desse processo. Os militares fizeram o mesmo no dia seguinte.
Por sua parte, a República Popular de Donetsk (RPD) divulgou no dia 22 de outubro que completou a retirada de seus tanques.