O protesto, organizado pelo movimento No Muos, convocará partidários de províncias sicilianas de Palermo, Catania, Messina e Ragusa. Mais ou menos toda a ilha se manifestará contra os exercícios Trident Juncture, que estão tendo lugar até 6 de novembro na Europa Ocidental.
A coordenadora regional do No Muos, Chiara Paladino, afirmou, citada pelo jornal Corriere del Mezzogiorno que “a Sicília logo se tornará um laboratório em que se testam técnicas aptas para suprimir e eliminar povos, em que testam-se infraestruturas e instrumentos bélicos que procuram fazer graves danos à saúde das pessoas que vivem nos territórios e nos ambientes [abrangidos pelos exercícios]”.
Saúde foi também a preocupação de um grupo de deputados italianos da Sardenha, que enviaram uma solicitação à ministra da Defesa, Roberta Pinotti, pedindo explicar como as manobras irão afetar a saúde das pessoas e o bem-estar da região e do país.
Europa protesta nos sábados
A manifestação do sábado não é a primeira. É pelo menos a segunda manifestação em um sábado, a primeira sendo a de 24 de outubro, do movimento No Guerra No NATO. Foi em Nápoles, e segundo soube a Sputnik de um dos organizadores do evento, padre Alex Zanotelli, foi bem-sucedida.
Depois, em 26 de outubro, o mesmo movimento organizou uma manifestação na capital, Roma.
Já nesta sexta-feira, Palermo tem ação intitulada Festa No War.
Também em 24 de outubro, sábado passado, houve uma manifestação em Lisboa.
Exercícios
Os exercícios da OTAN estão previstos para durar até 6 de novembro. Até a data, material bélico – aviação, navios, veículos militares e tropas – permanecerão no Mediterrâneo; os países escolhidos como anfitriões principais são, além de Itália, Portugal e Espanha.
Em Portugal, o dia talvez mais espetacular foi 21 de outubro. Foi uma praia da cidade de Grândola que devia receber os jipes Humvee, que deviam sair dos ventres dos hoverboards da OTAN…
Deviam, mas não saíram. As rodas dos Humvees afundaram na areia da praia, sem poder nem sequer mover.
Curiosamente, a maioria dos vídeos que retratam os soldados da OTAN cavando areia e tomando banho de sol na praia desapareceu. Tem um vídeo que um telespectador gravou da televisão.