Pentágono: Pequim deve suspender militarização e desistir do mar do Sul da China

© AP Photo / Philippine Department of Foreign AffairsConstrução de ilhas artificiais chinesas no mar da China Meridional
Construção de ilhas artificiais chinesas no mar da China Meridional - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou nesta terça-feira que o secretário norte-americano, Ashton Carter, disse ao seu colega chinês Chang Wanquan, durante encontro em Kuala Lumpur, na Malásia, que a China e os demais países que tentam tomar o controle de ilhas no mar do Sul da China devem desistir dessa ideia definitivamente.

Fragata chinesa Yulin realiza disparos de treinamento no mar da China Meridional em 24 de maio de 2015. - Sputnik Brasil
China promete 'resposta definitiva' caso EUA continuem com 'provocação descarada'
Segundo um comunicado divulgado pelo porta-voz do órgão, Peter Cook, Carter teria reiterado, na conversa que teve com o ministro da Defesa da China, o compromisso de Washington em manter o equilíbrio de forças na região da Ásia-Pacífico, alertando todos os países envolvidos sobre a necessidade de "suspender permanentemente" atividades de militarização e reivindicação. 

"O secretário (Carter) afirmou ao ministro (Wanquan) que os EUA vão continuar a defender o princípio de livre navegação e vão continuar a voar, navegar e operar onde quer que a lei internacional permita", disse Cook. 

Mais cedo, as autoridades dos Estados Unidos e do Japão confirmaram a intenção de realizar operações marítimas no mar do Sul da China, provocando a fúria de Pequim, que reivindica soberania sobre a região, onde mantém uma série de ilhas construídas artificialmente. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала