O interlocutor da agência especificou que Israel gostaria de receber ajuda militar dos EUA, no valor solicitado, por vinte anos. Ou seja, o total do pacote de ajuda deverá somar 50 bilhões de dólares. Representantes de Israel já haviam sugerido que precisariam de recursos adicionais para fins militares, tendo em vista as consequências do acordo sobre o programa nuclear iraniano.
Segundo foi informado à agência por representantes do congresso norte-americano, que optaram pelo anonimato, as discussões sobre o novo pacote de ajuda ao Israel ainda estão no estágio inicial. O congresso, que precisará aprovar o financiamento, não recebeu a proposta, destacaram os funcionários contatados. “Primeiro eles precisam negociar isso com a Casa Branca”, afirmou um especialista do congresso.
A questão da ajuda militar ao Israel provavelmente será discutida durante a reunião do premier israelense Benjamin Netanyahu com o presidente dos EUA, Barack Obama, que deve ser realizada na próxima semana em Washington.