Ministro da Energia da Turquia defende parceria com a Rússia

© Foto / AKKUYU NÜKLEER A.Ş.Projeto da usina nuclear de Akkuyu, na província turca de Mersin
Projeto da usina nuclear de Akkuyu, na província turca de Mersin - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia é uma das principais parceiras da Turquia no setor energético, conforme declarou nesta quarta-feira o ministro turco da Energia e dos Recursos Naturais, Ali Riza Alaboyun.

Modelos de reatores nucleares Brest e MBIR no estande da Rosatom - Sputnik Brasil
Bolívia criará centro nuclear com tecnologia russa
"A Rússia é um dos nossos melhores parceiros. Por exemplo, a Rússia é um ótimo fornecedor de gás natural para a gente. Esperamos que as empresas turcas e russas cooperem no setor energético e em todos os outros", afirmou Alaboyun, citado pelo diário Zaman. 

Destacando a confiança de Ancara no projeto russo para construir o centro nuclear de Akkuyu, o primeiro da Turquia, o ministro disse que a instalação servirá de modelo e estimulará uma atitude positiva em relação ao uso da energia nuclear. Segundo ele, as especulações da mídia quanto ao futuro desse projeto, "confirmado pelo ministério", não fazem sentido. 

Moscou e Ancara assinaram há cinco anos um acordo para a construção e operação dessa usina, na província de Mersin, encarregando, em 2013, a companhia russa Rosatom de levar adiante o projeto, aprovado, no final de 2014, pelo Ministério da Ecologia da Turquia. 

Avaliado em cerca de 20 bilhões de dólares, o complexo, que contará com quatro reatores VVER, com capacidade para produzir 1,200 megawatts de energia cada, deve começar a ser construído no início de 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала