A posição principal do acordo, sem dúvida, será a compra pelo lado índio de um novo sistema de defesa antiaérea (DAM) S-400 criado por especialistas russos. Segundo fontes do Ministério da Defesa da Índia, como resultado das negociações recém-realizadas entre ministros da Defesa russo e indiano pela Índia foi tomada a decisão de comprar dez sistemas. O valor estimado por sistema é 6 bilhões de dólares.
A Sputnik pediu um comentário ao marechal da aviação na demissão Anil Chopra, que disse:
“Devemos pagar pelo equipamento moderno. Quanto compramos MiG-21, pagamos por cada um 10 milhões de rupias. E hoje pagamos 4 bilhões… O nosso sistema de defesa antiaérea tornou-se obsoleto há cerca de 40 anos. Nós fomos meio lentos modernizando-lo e agora devemos pagar caro para comprar técnica nova”.
Além disso, também continuam as negociações sobre a aquisição pela Índia do direito para construir helicópteros multimissão Ka-226T. Altos fontes no Ministério da Defesa da Índia que pediram no anonimato divulgaram que “é pouco provável que o governo queria demorar nesta questão”, já que o parque de helicópteros indiano também precisa muito ser modernizado.
Tendo em conta o fato que durante as negociações o presidente russo, Vladimir Putin, e o premiê da Índia, Narendra Modi, devem discutir também a construção de blocos energéticos de usinas nucleares em vários estados da Índia, o custo dos quais superará os 10 bilhões de dólares, o que é um montante recorde na história de cooperação técnico-militar entre a Índia e a Rússia.