A Rússia permanece o parceiro principal da Índia na área de defesa, sublinhou o ministro da Defesa indiano, Manohar Parrikar, durante a reunião da comissão intergovernamental em Moscou. A Índia propôs aos produtores russos participar do programa técnico e militar Make in India e apresentou uma série de medidas.
O ministro da Defesa russo Sergei Shoigu destacou que a Rússia e a Índia atingiram um nível muito estreito de cooperação na produção.
“A nossa cooperação, com efeito, passou de relações entre comprador e vendedor para uma parceria mutuamente benéfica. No futuro podemos criar um avião de transporte multiuso, um caça de quinta geração e um leque de projetos na área naval”, disse Shoigu.
O ministro da Defesa russo destacou que a posição consolidada dos dois países tem um efeito de estabilização da situação internacional. Shoigu lembrou que, no ano passado, a Rússia e a Índia realizaram exercícios conjuntos dos três ramos das Forças Armadas. Para novembro e dezembro do ano em curso são marcados exercícios antiterroristas e navais dos dois países, que serão realizados em território da Índia.
Os ministros da Defesa russo e indiano assinaram um protocolo visando desenvolver a cooperação técnico-militar entre os dois países, informou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa russo na segunda-feira.
A anterior reunião da comissão intergovernamental russo-indiana foi realizada em 20 de outubro, bem como as reuniões da comissão de cooperação comercial, econômica e cultural. Todas elas visam preparar a visita do primeiro-ministro indiano Narendra Modi. A cúpula russo-indiana anual é planejada para dezembro. Espera-se que durante a reunião seja assinado um pacote de acordos bilaterais de grande importância.