A Rússia está apresentando as suas aeronaves e sistemas de defesa aérea no Salão Aeronáutico em Dubai nos Emirados Árabes Unidos de 8 até 12 de novembro.
"A apresentação do Su-35 aqui [no salão] tem corrido muito bem e estamos atualmente em negociações com os Emirados [Árabes Unidos] sobre a entrega dessas aeronaves", disse Chemezov aos jornalistas.
Caso o acordo seja firmado, a Força Aérea dos EAU passará a ser a mais forte da região do golfo Pérsico, considera o diretor do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armamentos, Igor Korotchenko.
“Tendo em conta a dificuldade da região e a necessidade de realizar operações aéreas, incluindo, ataques contra alvos no mar, será um avião perfeito que ultrapassa consideravelmente os análogos ocidentais apresentados aqui. Isso permitirá aos EAU ocupar a posição do líder entre os países do golfo Pérsico, fará com que seja o país número um do ponto de vista do potencial da força aérea”, afirmou Korotchenko.
O especialista prevê a compra de várias dezenas destes aviões:
“Os Emirados são um país rico e, por isso, podem se permitir quaisquer fornecimentos, a questão é que a decisão será tomada pelas autoridades militares”.
O caça Su-35 é uma versão atualizada do Su-27, tendo começado a ser exportado em 2013.
Os fabricantes de armamentos e equipamentos bélicos russos participam do Salão Aeronáutico de Dubai desde 1993.