"O líder criminoso foi morto em um tiroteio. De acordo com dados preliminares, ele foi identificado como Robert Zankishiev, com pseudônimo de Abdullah, líder de um dos grupos militantes armados em Cabardino-Balcária", disse o comitê através de um comunicado oficial.
Zankishiev se aliou ao Estado Islâmico na primavera de 2015, passando a se dedicar ao recrutamento de potenciais seguidores da organização extremista, principalmente através da internet.
O militante é acusado de organizar uma série de assassinatos de policiais e funcionários do Ministério Público na sua região. Segundo as autoridades, um explosivo improvisado, com capacidade de destruição equivalente à de 3 kg de TNT, foi encontrado em seu apartamento, junto com uma certa quantidade de munições.
A eliminação de Zankishiev foi parte de uma grande operação antiterrorista lançada pelas forças de segurança da Rússia na manhã desta terça-feira em Cabardino-Balcária, em uma zona residencial da cidade de Nalchik. Até o momento, não há registro de baixas civis.