Além disso, o presidente russo criticou as referências às ameaças nucleares do Irã e da Coreia do Norte como pretexto para instalação do sistema de defesa antimíssil estadunidense na Europa. Segundo Putin, elas simplesmente mascaram os verdadeiros planos dos EUA sobre a aspiração à supremacia militar.
“Asseguraram-nos que o sistema de defesa antimíssil e o segmento europeu são destinados para a defesa de mísseis balísticos iranianos, mas sabemos que a situação do programa nuclear iraniano foi regularizada, os acordos respetivos foram assinados, além disso, estes foram aprovados pelos parlamentos respetivos. Não obstante, o trabalho sobre os sistemas de defesa antimíssil continua”, disse Putin.
“Assim, as referências à ameaça nuclear iraniana ou norte-coreana somente mascaram os verdadeiros planos e o seu verdadeiro objetivo é neutralizar o potencial nuclear estratégico de outros Estados nucleares, exceto os EUA e os seus aliados, em primeiro lugar, claro, do nosso país, da Rússia. E, neste mesmo aspeto, a aspiração a obter a supremacia militar decisiva, com todas as consequências que daí advêm”, sublinhou