Curdos esperam expulsar Estado Islâmico de Sinjar em 10 dias

© AP Photo / Seivan SelimCombatente yazidi em Sinjar, norte do Iraque
Combatente yazidi em Sinjar, norte do Iraque - Sputnik Brasil
Nos siga no
As forças curdas no Iraque acreditam ser capazes de retomar em até 10 dias a cidade estratégica de Sinjar, atualmente sob o domínio do Estado Islâmico (EI), segundo disse um oficial curdo em entrevista coletiva realizada em Moscou nesta quinta-feira (12).

"Supõe-se que a operação vai durar de três a 10 dias, e que a região de Sinjar será libertada… Uma importante rota [de abastecimento do EI] foi cortada, a Rota 47 que conduz de Raqqa a Mosul, de modo que a espinha dorsal do EI seria quebrada", disse Khairi Elias Ali, Diretor-Geral dos Assuntos Yazidis do Ministério de Assuntos Religiosos do Governo Regional do Curdistão.

Iraqi Kurdish Peshmerga fighters stand next to an Islamic State (IS) group sign at the entrance to the northern Iraqi town of Hawija, south of Kirkuk on March 9, 2015 after they reportedly re-took the area from IS jihadists - Sputnik Brasil
Exército curdo inicia ofensiva contra Estado Islâmico no norte do Iraque
No começo do dia, milícias curdas apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos lançaram uma operação para recuperar a cidade iraquiana. Situada na fronteira com a Síria, Sinjar é um ponto estratégico na luta contra o Estado Islâmico porque fica em uma das principais rotas de abastecimento do grupo terrorista.  

Cerca de 6.000 combatentes curdos Peshmerga participam da ofensiva, bem como 1.500 combatentes yazidis e 300 militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), segundo noticiou a BBC.

Acredita-se que a ligação entre os redutos do Estado Islâmico em Mosul e Raqqa será quebrada se as forças curdas conseguirem retomar o controle de Sinjar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала