Na entrevista à Sputnik, o vice-prefeito para relações internacionais, Goshtasb Mozafari, divulgou pormenores da agenda do prefeito e comentou vários temas das relações bilaterais entre a Rússia e o Irã. Segundo ele, Ghalibaf recebeu o convite oficial de visitar Moscou vários anos atrás e agora decidiu realizar a visita no âmbito do programa de ampliação dos laços bilaterais entre os dois países.
“Nas condições de cooperação estratégia a todos os níveis, desde o nível político e econômico ao social e cultural, o Irã e a Rússia devem travar um diálogo contínuo.”
A razão pela qual a visita não foi realizada mais cedo foi devido à agenda saturada do prefeito, sublinhou Mozafari.
“O objetivo da visita é a assinatura de um acordo de cooperação entre os prefeitos de Teerã e Moscou durante a reunião de Mohammad Bagher Ghalibaf e Sergei Sobyanin. Entre as nossas cidades existe um memorando que estabelece o estatuto de cidades geminadas.”
“O acordo nos permitirá passar à fase prática”, sublinhou.
O prefeito iraniano também deve assinar um acordo semelhante na segunda maior cidade russa – São Petersburgo.
Falando da cooperação entre as partes em geral o entrevistado sublinhou um problema muito atual da agenda internacional – o terrorismo.
“Sublinho que, apesar da cooperação ao nível governamental entre o Irã e a Rússia que está se desenvolvendo muito ativamente, a cooperação regional com as cidades russas tem um grande potencial, mas ainda não aproveitado. É a hora de usar este potencial e reagir aos desafios da atualidade. E um destes desafios é a luta conjunta contra a ameaça terrorista.”
Segundo o vice-prefeito, Teerã está pronta para partilhar com Moscou a experiência de manutenção da segurança em grandes cidades e “oferecer planos conjuntos de ações”.