Uma fonte nos órgãos policiais disse que os detidos chegaram ao aeroporto de Istambul da cidade marroquina de Casablanca fingindo ser turistas. Todavia, os agentes do serviço de segurança do aeroporto, que são especialistas em identificar potenciais criminosos, decidiram deter e interrogar o grupo de homens que lhes pareceram suspeitos.
Os detidos declararam que são turistas e tinham alugado um quarto num hotel na cidade. Entretanto, após verificação tal não se confirmou. Além disso, os agentes de segurança encontraram na posse de um dos detidos um plano de deslocação do grupo, segundo o qual planejavam atingir a Alemanha da cidade turca de Esmirna através da Grécia, Sérvia e Hungria.
Segundo as fontes, os detidos planejavam penetrar em território da Alemanha fingindo ser refugiados. As autoridades turcas iniciaram uma investigação.
Nos aeroportos turcos trabalham os especialistas que podem identificar potenciais criminosos pelo seu comportamento. Caso os passageiros pareçam suspeitos, podem ser interrogados antes de terem a autorização para entrar no território do país.