As forças de segurança do Iraque encontraram e destruíram 18 bombas disfarçadas de bonecas em al-Husseiniya, uma vizinhança xiita de Bagdá, informou a PressTV. Militantes planejavam colocar os explosivos ao longo da estrada que liga a capital à cidade de Karbala.
DIEDs.. Doll IEDs Daesh stuff toys with explosives to kill children walking to Karbala for #ImamHussain #Arbaeen pic.twitter.com/rvJ4L4girq
— Iraq Live Update (@IraqLiveUpdate) November 19, 2015
No mês que vem, milhões de xiitas de todo o mundo caminharão por essa estrada durante o Arbain anual. O evento marca o fim de um luto de 40 dias após o Dia de Ashura, que comemora a morte de Imam Hussein, neto do profeta Maomé.
A peregrinação, uma das maiores e mais perigosas do mundo, é constantemente alvo de ataques terroristas.
No ano passado, 17,5 milhões de peregrinos foram até Karbala, localizada a 65 quilômetros da capital. Cerca de 40 mil oficiais da lei foram posicionados para fortalecer a segurança. Três pessoas morreram em uma explosão em Bagdá.
Em 2013, um número recorde de 20 milhões de pessoas viajaram até o santuário de Imam Hussein em 2013, segundo a PressTV. Naquele ano, dezenas de peregrinos xiitas foram assassinados em atos terroristas cometidos pela al-Qaeda e por outros grupos.
ISIS plants dolls with explosives on Shia pilgrimage to Karbala. To kill children. Im disgusted pic.twitter.com/CcjsSOQvkd
— Teymour (@Teymour_Ashkan) November 21, 2015