Há pelo menos dez dias que a Marinha britânica está em busca de um submarino, alegado pelo orgão de mídia estatal britânico BBC, e no passado fim de semana as buscas foram ainda mais intensificadas.
O Ministério da Defesa britânico não admitiu que estivesse procurando um submarino estrangeiro. Mas é já a terceira vez que o Reino Unido realiza operações de busca, segundo informou o jornal britânico Telegraph.
"Não podemos confirmar que aeronaves de patrulha marítima de aliados baseados na base aérea de Lossiemouth por um período limitado estão realizando atividades com a Marinha britânica. Não discutimos os detalhes da operação marítima", declarou o porta-voz do ministério.
De acordo com o Telegraph, a fragata britânica HMS Sutherland e um submarino foram enviados para buscas, no fundo de alegada ameaça de que um submarino russo poderia ter espionado um submarino nuclear lançador de mísseis balísticos Trident.
Relatos midiáticos sobre a alegada ameaça russa continua na Europa de Norte, especialmente na Suécia, onde os militares recentemente declararam que a maioria das violações das suas fronteiras foi feita pelos EUA, enquanto a Alemanha, juntamente com a Rússia, ocupam o segundo lugar.