China estreita investimentos nos países do centro e do leste europeu

© REUTERS / Aly SongO primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, abre o IV Fórum Econômico e Comercial entre a China e o Centro e o Leste da Europa, em Suzhou.
O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, abre o IV Fórum Econômico e Comercial entre a China e o Centro e o Leste da Europa, em Suzhou. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, afirmou nesta terça-feira (24) que seu país investirá na construção e modernização de portos nos mares Báltico, Negro e Adriático. Ele participa do IV Fórum Econômico e Comercial entre a China e o Centro e o Leste da Europa, em Suzhou, e quer melhorar a cooperação e a conectividade com os países da região.

A presidente da Argentina Cristina Fernandez de Kirchner e o presidente da China Xi Jinping - Sputnik Brasil
China financiará duas centrais nucleares na Argentina
Na abertura do evento, Keqiang anunciou que o início da construção de uma ferrovia de alta velocidade entre Belgrado e Budapeste. Segundo o premiê chinês, obra estará concluída em dois anos e reduzirá pela metade o tempo de viagem entre as capitais da Sérvia e da Hungria. Ele ainda propôs a criação de uma empresa multinacional de financiamento para projetos na região.

Keqiang destacou em seu discurso o potencial comercial e investimentos entre a China e os países do centro e do leste da Europa, além de confiança mútua. O primeiro-ministro salientou que em 2014 o comércio entre seu país e a região chegou ao recorde de mais de US$ 60 bilhões.

Além da China, participam do fórum líderes de Albânia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia, Montenegro, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslováquia e Eslovênia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала