"Em resposta a um foguete lançados contra o sul de Israel esta manhã, as IDF alvejaram um posto do Hamas na Faixa de Gaza", informaram os militares israelenses por meio do Twitter, na segunda-feira à noite.
In response to rocket launched at southern Israel this morning, IAF targeted a Hamas post in the Gaza Strip.
— IDF (@IDFSpokesperson) 23 novembro 2015
Apesar disso, Israel lançou um ataque de retaliação — o 20º desde o início do ano, segundo as IDF.
No longo histórico de conflito entre Israel e Palestina, a onda mais recente de violência entre as duas partes deixou 85 palestinos e 11 israelenses mortos entre 1º de outubro e 16 de novembro, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Pelo menos 9.171 palestinos e 133 israelenses foram feridos no mesmo período. De acordo com Israel, a maioria dos palestinos mortos era responsável por ataques contra israelenses.
A Palestina busca o reconhecimento de seu Estado independente em territórios na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e na Faixa de Gaza — territórios ocupados por Israel desde 1967, na Guerra dos Seis Dias. Israel se recusa a reconhecer o Estado palestino como uma entidade diplomática independente, ao contrário de 136 dos 193 países membros da ONU.